terça-feira, 29 de junho de 2010

12º Encontro Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas

Estudantes de escolas técnicas de todo o país se reúnem para o evento mais importante da área no ano; esta edição do Enet irá discutir, entre vários assuntos, prioritariamente os rumos da educação profissional brasileira




Começa a contagem regressiva para o 12º Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (ENET). Desta vez, a cidade de Natal foi escolhida para sediar o evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho. O ENET não é realizado há muitos anos, por isso a importância desta edição para discutir novas propostas sobre a expansão e consolidação da educação profissional e tecnológica do país.

“Mesmo com os avanços constatados no Brasil nos últimos anos, no que diz respeito à educação são constatadas várias deficiências no sistema público educacional. No país a maioria esmagadora da juventude, cerca de 86,5% segundo o IBGE, estudam em escolas públicas. Analisando que a população mais carente e sem recursos financeiros para ingressar em uma universidade fica escancarada a importância do ensino profissionalizante no país. Com isso, fica também clara a importância das escolas técnicas na formação profissional do jovem para ter condições de brigar no mercado de trabalho de forma igual”, constata o presidente União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick.

Nos últimos oito anos houve um sensível aumento no número de escolas técnicas em todo o território nacional. Mais precisamente um salto de 254%, com 354 escolas no total. Estima-se que, até 2014, o número pule para 600 unidades.

O ENET visa, sobretudo, promover uma discussão sobre o futuro desses novos espaços. A expectativa é que no próximo período os crescentes resultados apontados acima possam continuar.

“Os estudantes brasileiros precisam que o poder público continue investindo na expansão do ensino profissional e que crie um fundo exclusivo de recursos para as escolas técnicas, como já existe para o ensino médio e as universidades”, apontou Evanovick.

Yann comenta ainda que a educação profissional tecnológica deve ser encarada como ferramenta inclusão social e profissional para a população. “A educação profissional e tecnológica se tornou um elemento estratégico na luta pelo ensino público de qualidade e pela inclusão social da população menos favorecida do país”, finalizou Evanovick.

Como participar do ENET
A inscrição é gratuita. Basta baixar o formulário de inscrição clicando aqui, preencher e enviar para contatoenet@gmail.com.

Galera, baixe as artes do ENET nos link's abaixo:

http://www.mediafire.com/file/2crfngmj2zr/adesivo.pdf

http://www.mediafire.com/file/0uz3m1mzdzf/camisetacostas.pdf

http://www.mediafire.com/file/2zgenzmvhdz/camisetafrente.pdf

http://www.mediafire.com/file/2nqd2idcoy2/cartaz final.pdf

http://www.mediafire.com/file/ygxnwl1yyym/panfleto1.pdf

http://www.mediafire.com/file/gkwd2yhyqkm/panfleto2.pdf

Outras informações pelos telefones (11) 5082-2924 / (11) 5084-5219.

Serviço
O quê? 12º ENET – Encontro Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas
Quando? Dias 25, 26 e 27 de julho de 2010
Onde? CEFET – RN: Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol – Natal

Paulo Tonon

UNE e UBES de volta pra casa: campanha pela reconstrução da sede ganha reforço

Um vídeo de 17 segundos veiculado na rede Globo de televisão ressalta a importância das entidades na luta pela consolidação da democracia e incentiva a doação de recursos para a reconstrução da sede

1º de fevereiro de 2007. A data certamente já garantiu espaço nas páginas dos próximos livros que contarão a memória do movimento estudantil brasileiro. Foi neste dia, uma quinta-feira de calor na capital carioca, que estudantes de todas as regiões do País ocuparam as ruas do Aterro do Flamengo, na zona Sul do Rio.

O fim da linha para a histórica manifestação foi o terreno onde ficava a sede da UNE e da UBES incendiada pela ditadura militar em 1964 e onde funcionava um estacionamento irregular. Foram meses de acampamento para garantir a volta pra casa.

Um ano de três meses se passaram desde então, quando em 9 de maio deste ano a justiça reafirmou a manutenção de posse do terreno em favor das entidades. O sonho de ver de pé o prédio de treze andares projeto pelo arquiteto Oscar Niemeyer vem sendo acalentado desde o dia em que, tomados pela emoção da volta pra casa, estudantes retomaram seu espaço.

Para ter esse sonho transformado em realidade, diretores da UNE e da UBES arregaçaram as mangas em uma grande campanha nacional pela reconstrução da sede. O objetivo é que o mesmo Estado que, em um período de exceção democrática, incendiou e demoliu a sede das entidades, a reconstrua.

"Meu apoio é concreto" já conta com o apoio de personalidades do mundo político, artístico, acadêmico e dos esportes. A campanha ganhou um importante reforço: um vídeo que incentiva a doação de recursos para reconstrução da sede.

A vinheta de 17 segundos, veiculada na rede Globo de televisão desde o dia 19 de junho, reforça a participação da UNE e da UBES no processo de consolidação da democracia e importante papel dos estudantes na luta pela liberdade de expressão e construção de um Brasil mais justo e solidário. As doações poderão ser feitas através da conta bancária: Banco do Brasil - Agência 1537-7, Conta Corrente 20364-5



Da Redação